HISTÓRIA

O SINDPÚBLICOS – MG foi criado em 1992, com o objetivo de organizar o funcionalismo e fortalecer a luta geral dos servidores públicos.

Com a liquidação da MinasCaixa e a absorção de seus funcionários pelo Estado, os filiados à ASSEMI (Associação dos Servidores da MinasCaixa) precisavam de uma entidade mais abrangente, que pudesse mantê-los organizados nos diversos órgãos do Estado e ampliar sua base de atuação. O SINDPÚBLICOS – MG surgiu então herdando um patrimônio valioso, que eram esses servidores da MinasCaixa.

De lá para cá o Sindicato cresceu. Atraiu setores importantes como os Agentes de Segurança Penitenciários, servidores da Segurança Pública, servidores da Função Pública, servidores do IMA, servidores do IPEM, entre outros.

Ao longo dos anos o SINDPÚBLICOS – MG conseguiu manter, unidos e filiados, os ex-servidores da MinasCaixa e hoje o Sindicato possui filiados em todas as secretarias e órgãos do Estado, mantendo sua representatividade frente ao Governo na luta em prol dos servidores estaduais.

Desde a sua fundação, o SINDPÚBLICOS – MG abraçou as causas dos servidores, por entender que o trabalhador merece um mínimo de respeito.

Nossas Conquistas

Unidos, somos mais fortes! No meio de quase meio milhão de servidores públicos, somos apenas um punhado de trabalhadores. Porém, aguerridos trabalhadores. Essa garra nos garantiu:

• Emprego para todos os servidores da MinasCaixa;
  • Preservação da Previcaixa (como Previminas);
  • Aumento da jornada de trabalho de 6 para 8 horas na Fazenda e outras secretarias, com ganho real nos salários;
  • Retomada do IPSEMG como órgão dos servidores e para os servidores;
  • Equiparação salarial entre Agentes de Segurança Penitenciários e Carcerários;
  • Não pagamento de 3,5% pelos aposentados a título de contribuição para aposentadoria.
  • Aprovação da PEC-39 (regularização da função pública);
  • Retomada da vantagem pessoal dos ex-MinasCaixa;
  • Aprovação dos Planos de Carreira para todos os órgãos e secretarias;
  • Pagamento até o quinto dia útil do mês;
  • Implantação das tabelas salariais.