O PROBLEMA FINANCEIRO DE MINAS GERAIS NÃO SÃO OS SERVIDORES PÚBLICOS

“A MAIS HONROSA DAS OCUPAÇÕES É SERVIR O PÚBLICO E SER ÚTIL AO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS”

(Michel de Mortaigne)

O Governador de Minas Gerais, propaga a imagem falsa e generalizada de que os servidores públicos são privilegiados, recebendo altos salários, visando influenciar negativamente a opinião pública com informações enganosas, manipuladas tanto pelo governo como pela mídia que representa os interesses das grandes corporações, que querem o desmonte dos serviços públicos e a privatização da educação, saúde, segurança e saneamento básico.

De acordo com as informações disponíveis pelo DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – a maior parte dos servidores públicos (57%) tem rendimentos na faixa de até 4 salários-mínimos. No que tange especificamente ao funcionalismo público municipal, o percentual dos que auferem este rendimento corresponde a 73%, faixa na qual estão concentrados 56% dos servidores estatutários do Brasil. Ou seja, a maioria dos servidores públicos no Brasil está principalmente nos municípios que, em geral, recebem até 4 salários mínimos.

O PROBLEMA FINANCEIRO DE MINAS GERAIS NÃO SÃO OS SEVIDORES PÚBLICOS

“O Estado de Minas Gerais está falido e os servidores custam caro”. Essa é a alegação simplista do Governador. Contudo, essa não é a realidade brasileira ou mineira. O Brasil é um dos países que tem a menor proporção entre os servidores públicos por habitantes. Num comparativo com os países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, verifica-se que enquanto tais países têm 21,3% da sua população economicamente ativa empregada em serviços públicos, no Brasil, esse índice é de 12,1% nas três esferas de governo, ou seja, municipal, estadual e federal. Essa taxa ultrapassa 34% em países como Dinamarca e Noruega.

Além disso, o que custa caro para o Estado de Minas Gerais, historicamente, não são os SERVIDORES PÚBLICOS, mas os excessivos gastos financeiros com o pagamento de juros e amortizações da chamada dívida pública.

O objetivo principal dos governos neoliberais é a implementação do Estado Mínimo via privatizações, que afetará diretamente a prestação de serviços públicos essenciais como educação, saúde, segurança e saneamento básico, aprofundando desigualdades sociais e dificultando o acesso à utilização dos serviços básicos à população que mais necessita.

POVO DE MINAS GERAIS, fiquem atentos com esses Fake News contra os SERVIDORES PÚBLICOS!

Os SERVIDORES PÚBLICOS são os aliados de toda hora do POVO DE MINAS GERAIS, nas suas necessidades diárias de acesso à EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E SANEAMENTO BÁSICO, serviços essenciais para a sua sobrevivência e a edificação por todos nós de uma MINAS GERAIS democrática e justa.

Eduardo Sérgio Coelho
Diretor Educacional