SINDPÚBLICOS-MG reúne-se com governo e debate interesses da Sedese e Seplag

No dia 31 de julho, os diretores do SINDPÚBLICOS-MG, representantes da Sedese e Seplag — Alcenira Matos, Inês Soares, Hudson Bispo e Carlos Alberto Nogueira — reuniram-se com a Assessora de Relações Sindicais da Seplag, Helga Beatriz. A reunião, solicitada pelo sindicato, tinha como objetivo tratar de questões cruciais para as categorias do serviço público, em especial as dificuldades enfrentadas pelos servidores do poder executivo.

Os diretores do sindicato iniciaram a reunião expondo as graves condições salariais dos servidores, ressaltando que muitos recebem menos que o salário mínimo. Foi destacado que, ao longo dos anos, diversos grupos de trabalho foram criados, resultando em boas propostas e até mesmo acordos firmados em governos anteriores. Contudo, as melhorias esperadas nas carreiras têm sido mínimas, limitadas a duas recomposições salariais nos últimos 14 anos, o que demonstra uma clara pulverização das carreiras e das condições de trabalho.

Em resposta, a assessora Helga Beatriz explicou que a Seplag realiza estudos contínuos para avaliar possíveis melhorias salariais, sempre em conformidade com o controle de gastos e os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No entanto, ela foi enfática ao afirmar que, devido ao Estado estar no limite prudencial de gastos com o funcionalismo, e enquanto as negociações da dívida, seja através da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ou por renegociação com o Governo Federal, não forem resolvidas, não haverá espaço para discussões sobre melhorias salariais ou nas carreiras.

Apesar das dificuldades, o SINDPÚBLICOS-MG deixou registrado seu compromisso em continuar dialogando e se colocando à disposição para futuras reuniões.

Após o encontro, os diretores do sindicato reconheceram a ineficácia das atuais negociações com o Governo, concluindo que é essencial adotar novas estratégias de luta. Para isso, destacaram a necessidade de uma ação conjunta com outros sindicatos e o fortalecimento da base de filiados, tanto atuais quanto futuros. A fragmentação das forças sindicais e das ações individuais só enfraquecem as carreiras dos servidores do executivo, tornando-os ainda mais vulneráveis à vontade do Estado. A reunião deixou claro que a união sólida entre os sindicatos e a construção de novas estratégias são essenciais para proteger e valorizar os servidores públicos, cuja contribuição é fundamental para o funcionamento do Estado.

O SINDPÚBLICOS-MG permanece firme na defesa dos direitos e da dignidade dos trabalhadores do serviço público.