Prezados filiados, cuidado!
O SINDPÚBLICOS-MG vem recebendo diversos relatos de filiados que foram vítimas de tentativa de GOLPE.
Os golpistas são cada vez mais organizados e usam meios sofisticados para enganar. Os textos enviados são bem redigidos, muitas vezes com aparência oficial, e os criminosos têm acesso a informações detalhadas sobre as ações judiciais, além de utilizarem os nomes dos advogados do SINDPÚBLICOS-MG: Dra. Vânia Regina de Araújo, Dra. Carla Rossi Cruz, Dra. Raquel Matos Pereira, Dr. André Sérgio de Castro da Boa Viagem e Dr. Alberto David Jardim Decat.
Também estão utilizando o nome de ex-advogados do Sindicato, como Dra. Adriana Castanheira, Dra. Juliana Mara Porfírio Gomes e Dr. Tiago José Salomon Hallak.
O contato é feito principalmente por WhatsApp, informando que o filiado tem valores a receber de precatórios ou requisição de pequeno valor (RPV), referentes a ações judiciais.
ATENÇÃO! Os criminosos estão habilitando linhas de telefone celular em nome dos advogados e se passando por eles ou por outros representantes jurídicos. Usam, inclusive, fotos de perfil, logotipo do Sindicato e até linguagem jurídica para tentar convencer os filiados.
Eles ligam insistentemente, enviam mensagens pelo WhatsApp, e dizem que é necessário fazer um depósito, por boleto ou PIX, para liberar o crédito. Isso é mentira!
O SINDPÚBLICOS-MG NÃO SOLICITA PAGAMENTO NENHUM para liberação de créditos judiciais. Qualquer valor a ser recebido por precatório ou RPV será pago diretamente pelo governo, sem necessidade de adiantamento ou depósito.
Além disso, os golpistas têm utilizado tecnologia de inteligência artificial e manipulação de imagens, o que torna as tentativas de golpe ainda mais realistas.
Por isso, reforçamos:
- Desconfie de qualquer mensagem ou ligação pedindo dinheiro.
- NÃO forneça dados pessoais, bancários ou senhas.
- NUNCA faça pagamentos solicitados por WhatsApp.
- Sempre confirme a veracidade das informações pelos canais oficiais do Sindicato.
Em caso de dúvidas, procure ANTES o SINDPÚBLICOS-MG pelos meios corretos:
Telefone fixo
E-mail institucional
Telegrama (quando necessário)
FIQUEM ATENTOS!!! É GOLPE!!!
Proteger-se é um ato de cuidado com você e com os demais filiados. Compartilhe este alerta com colegas e familiares.