Esclarecimentos aos filiados

A diretoria do SINDPÚBLICOS-MG vem informar que o processo eleitoral foi devidamente realizado com a máxima lisura e responsabilidade, sendo diretamente conduzido pela junta eleitora composta por 10 membros de outras instituições sindicais, em total obediência às disposições legais e estatutárias para o pleito.

Esclarecemos ainda que as cédulas para voto foram devidamente postadas no correio em 05/12/2023 em atenção ao calendário das eleições, que é amplamente divulgado e elaborado em estrita obediência a todos os prazos estabelecidos na legislação e estatuto do sindicato. No entanto, apesar de ter sido realizado o trâmite eleitoral de costume, pela primeira vez, tivemos ciência de que ocorreu significativo atraso no recebimento das cédulas para a votação, que acabou impedindo o voto de muitos filiados votantes.

É importante salientar que o atraso no recebimento se deu por culpa, única e exclusiva, dos correios, pois, o que cabia ao sindicato (pagamento dos correios – mais de R$40.000,00) e à junta eleitoral (postagem das cédulas para voto dentro do prazo), foi realizado, como de costume, a tempo e modo. Inclusive, alguns votos postados pelo filiado dentro da data limite (26/12/2023) também chegaram após a data designada para a apuração que ocorreu em 03/01/2024, e ainda continuam a ser entregues ao sindicato.

Ressaltamos que, desde a criação do sindicato não enfrentamos este tipo de incidente nas eleições que, frise-se, foram realizadas da mesma forma (calendário e legislação). Por fim, apesar deste incidente não ter prejudicado o resultado final das eleições, de qualquer forma, pela sua relevância e o dever do sindicato zelar pela lisura e efetividade do processo eleitoral, informamos que já estão sendo tomadas as devidas providências para apurar o ocorrido e a responsabilidade dos correios.

SINDPÚBLICOS-MG

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Minas Gerais